Conhece o Plano Daniel?

jun 12, 2019 | Blog

O Plano Daniel é muito mais que uma dieta. É um programa de estilo de vida prático, desenvolvido para melhorar a saúde em todos os níveis. Você dará um passo de cada vez movendo-se constantemente em direção a uma saúde melhor, e logo entenderá que pequenas mudanças são iguais a grandes resultados.

Esse programa é feito através de cinco elementos essenciais do Plano Daniel: Convicção, Comida, Companheirismo, Condição Física e Cérebro. Desenvolver a saúde em cada área nos dá habilidade de ter resultados transformadores por completo, como: melhora da saúde, aumento do nível de energia, melhores noites de sono, redução de medicamentos e perda de peso.

Quando temos  Deus  e um grupo nos ajudando, temos muito mais que força de vontade para promover mudanças positivas e muito mais possibilidades de perseverar. Não há comprimidos mágicos, resultados rápidos, fórmulas instantâneas nem caminhos mais curtos que nos deixem saudáveis de um dia para o outro. Você precisa fazer escolhas sábias todos os dias.  Vamos aprender juntos!

Como tudo começou?

O Plano Daniel teve origem na Saddleback Church no Sul da Califórnia, cujo pastor fundador é Rick Warren, conhecido no Brasil pelos livros Uma vida com propósito e Uma Igreja com propósitos.

Em um dia quando ele batizava 827 adultos, lhe passou um pensamento nada espiritual: “Puxa! Quanta gente GORDA”. Naquele dia com base no peso médio dos americanos ele havia levantado mais de 65 mil quilos. Seu primeiro pensamento foi que todas as pessoas que batizara estavam acima do peso, e o segundo foi que ele mesmo estava tão fora de forma quanto todos os outros. Então ele se deu conta do terrível exemplo que estava dando com sua própria saúde. No domingo seguinte Rick Warren fez uma confissão pública diante da congregação:

“Amigos, tenho sido um mau administrador da minha saúde e um péssimo exemplo pra vocês. Embora estejamos ajudando muitas pessoas ao redor do mundo, eu esqueci do problema aqui nesta casa. Por isso, arrependo-me publicamente e peço que me perdoem! Deus espera que cuidemos do corpo que ele nos deu, mas não tenho feito isso. Vejam bem, ganhei apenas cerca de 1 quilo ou 1,3 quilos por ano, mas sou pastor de vocês há trinta anos, portanto preciso perder 40 quilos! Quem quer me ajudar a continuar saudável?”

Com essa confissão ele também convidou a Igreja para buscar saúde com ele, esperando que umas 200 pessoas o acompanhassem. Para sua surpresa 12 mil membros da Saddleback Church se apresentaram naquele dia. Nesse dia Rick Warren estava pregando sobre um homem da Bíblia chamado Daniel, que recusou uma comida indigesta e desafiou o rei, alimentando-se de uma dieta saudável, então foi dado ao programa o nome de Plano Daniel. Como não conhecia nada sobre dieta saudável, convidou três médicos nacionalmente conhecidos – dr Daniel Amen, dr Mark Hyman e dr Mehmet Oz – para orientá-lo no assunto e ajudá-lo a elaborar o Plano Daniel a ser usado na igreja.

No primeiro ano do Plano Daniel, os membros perderam mais de 112 mil quilos no total! Contudo, o mais importante foi o aprendizado de lições úteis, desenvolvimento de habilidades e a criação de hábitos para uma vida longa e saudável!

(Texto baseado nas paginas 11/12/13 do livro Plano Daniel)